fbpx

Muitas vezes acreditamos que para ter uma pele ou cabelos bonitos, temos que gastar muita grana com cosméticos, ou entupir a prateleira do banheiro com produtos específicos para cada área do corpo. Uma pele e cabelos saudáveis, começam com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais e esses alimentos são encontrados prontos na natureza. Já pensou que talvez o que você precisa não está nas lojas de cosméticos e sim no mercado mais próximo da sua casa, ou até mesmo na sua cozinha? Fiz uma lista com 5 alimentos ótimos para inserir na sua rotina de beleza e como você pode tirar o melhor deles! Anota aí:

 

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, se tornou alimento da moda e caiu no gosto popular. Pode ser utilizada em pó ou fresca e é considerada pela medicina Ayurvédica como ouro em pó. Muita gente só conhece a versão em pó, mas a cúrcuma é a raiz de uma planta da família do gengibre e se parece muito com ele. É um tempero delicioso, capaz de dar graça aos pratos mais insossos. Experimente picar um pouco da raiz (descascada), refogar junto com o alho e a cebola para fazer um arroz amarelinho e delicioso! Esse alimento maravilhoso possui propriedades antissépticas, analgésicas e estimulantes, além de ter a capacidade de reduzir os tecidos e o excesso de amido nos alimentos. Por isso é consumido diariamente na alimentação ayurvédica. Fora da cozinha, a cúrcuma em pó pode ser aplicada externamente em feridas, ajudando bastante no processo de cicatrização e é uma ótima alternativa natural aos mertiolates da vida. Bela Gil mostrou que também pode ser uma opção para escovar os dentes, com todas essas propriedades não há gengivite que resista!

Pepino

Alimento amigo do verão, super refrescante, que enfeita qualquer salada. O pepino é muito pouco calórico, ajuda a manter a hidratação do corpo, o funcionamento do intestino e a saúde muscular. Ele é tão maravilhoso que
nem precisa descascar, as sementes e a casca são cheios de betacaroteno (alou bronze!).

Uma receitinha deliciosa é bater um pepino junto com um tomate e temperinhos, coar e beber, é super refrescante! Quem nuca viu aquela foto de SPA com uma mulher super fina relaxando com rodelas de pepinos nos olhos? Não é à toa, ele ajuda muito a repor a hidratação da pele, especialmente no verão. Também tem efeito clareador, por isso se usa tanto na região dos olhos.

Bata um pepino com 1 colher de água, passe no rosto, coloque duas fatias sobre os olhos e relaxe, especialmente se a pele estiver maltratada pelo sol, também hidrata bem os cabelos e pode ser misturado a outros hidratantes naturais, como babosa.

Aloe vera (Babosa)

O suco de aloe vera melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico, além de reduzir os níveis de glicose no sangue. Deve ser consumido com moderação e comprado na versão industrializada, por causa da aloína, um princípio ativo que pode causar irritações na mucosa intestinal. Aqui no Brasil, a Forever Living é uma empresa internacional que faz todos os seus produtos a base de aloe vera. A pasta de dente, por exemplo, não possui flúor e é um alternativa bem mais saudável e natural.

A babosa é conhecida pelo gel encontrado no interior de suas folhas, que é um poderoso hidratante. Basta abrir a folha com uma faca e retirar o gel, pode misturar com o creme de hidratação para os cabelos ou usar pura mesmo, passar na pele, especialmente em inflamações e picadas de insetos.

Camomila

A camomila tem efeito relaxante e calmante, é um ótimo aliado contra ansiedade e insônia e ajuda até nas cólicas menstruais. Recomendo sempre fazer o chá da flor seca, ao invés do de saquinho, pois conserva mais suas propriedades. O chá pode ser tomado quente ou gelado. E se você gosta de uma mistura com outras flores e especiarias, o Chá de Autoestima é uma boa dica para beber e tomar banhos.

A camomila é ótima para clarear e dar brilho aos cabelos e para remover as impurezas da pele, misturado a flor seca a um esfoliante natural.

Grama de trigo

A grama de trigo é um alimento poderoso, altamente curativo e com muita clorofila. Seu suco ajuda a controlar a gula e a tratar compulsão alimentar, melhora a digestão e estimula a circulação.

Ann Wigmore, a precursora da alimentação viva, tomava shots diários do suco de grama de trigo e assim curou uma gangrena nas pernas que resultaria em amputação. Para uso externo, trata doenças de pele e também ajuda muito contra o mau cheiro de suor e a curar feridas. Pode ser aplicado por toda a pele e também nos cabelos.

— ♥ —

Por Martha Maximiano:

 

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.