fbpx

Autocuidado é a pauta do momento, não se pode negar! Mas a indústria já está com sua prancha a postos pra pegar mais essa onda, confundindo um pouco as coisas e fazendo a gente acreditar que uma rotina de skincare com 20 produtos é o novo manual definitivo do autocuidado!

Mas autocuidado vai muito além disso e por aqui vocês sabem bem disso, né?

Pequenos rituais diários podem transformar nossa rotina tornando-se ferramentas de autocuidado para nosso corpo e nossa mente. Mas já está acontecendo de, sem perceber, entrarmos no modo “automático” e o que deveria ser autocuidado se transforma em mais uma função ou obrigação.

Pega aqui as três dicas para você realmente cuidar de você mesma:

 

– Esteja presente 

Automatizamos tudo que fazemos na nossa rotina e, por isso, nossa mente vaga entre o passado e o futuro e sem perceber, não nos envolvemos de verdade com nossos rituais de autocuidado.

Mas é possível treinar a mente com exercícios que nos ajudam na concentração. Uma das formas é falando com você mesma direcionando a atenção para o momento presente:

  • De manhã, assim que acordar, feche os olhos e conte 10 respirações prestando atenção em como o corpo se movimenta ai inspirar e expirar.
  • Ao ao se hidratar, sinta todas as sensações da pele.
  • No banho, observe como a água escorre pela pele, preste atenção no som da água e na textura dos produtos. E por aí vai…

– Veja quais são suas reais necessidades (e não a última tendência das redes sociais)

Se conecte com as reais necessidades do seu corpo, mente e coração para entender quais são os hábitos e crenças que te fazem mal ou atrasam seu desenvolvimento.

Escolha agir da forma mais positiva possível sobre essas questões. A resposta não está nos 10 passos de skincare da influenciadora famosa. Para entender nossas reais necessidades, precisamos olhar para dentro, praticando a auto-observação.

– Priorize 

Temos a tendência a procrastinar mudanças de hábitos porque elas exigem mais atenção e dedicação. É natural também colocarmos na frente as demandas do trabalho, família e amigos e assim, deixamos sempre mudanças necessárias para depois.

Priorizar os novos hábitos te ajudará a construir novos rituais de rotina e de fato, praticar o autocuidado.

Deixa aqui nos comentários o que funciona pra você “aterrar”.

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.