fbpx

Quem me assiste no stories do instagram já percebeu que sou muito fã de chás e estou sempre bebendo algum e compartilhando os benefícios. Os chás se tornaram uma parte muito importante da minha rotina e me ajudaram emocionalmente e fisicamente diversas vezes. Eu acredito demais no poder da natureza, das ervas, das flores… Que chá faz bem pra saúde e pode ser uma ótima ferramenta para combater gripes, TPM, dores de cabeça e até infecções, todo mundo já sabe. Mas chás também são bebidas deliciosas e válidas de apreciação da mesma forma que fazemos com um bom vinho. Espero nesse post, mostrar tudo que vocês precisam saber para começar a entender um pouco mais e amar mais os chás e infusões assim como eu amo.

O que são chás?

Todo chá é originário da China, de uma planta chamada Camellia sinensis. Desta planta, através de diferentes processos que definem a oxidação, o sabor e a cor de cada um, conseguimos os chás: preto, verde, branco, amarelo e escuro.

É normal a gente considerar infusões como chás. Toda a bebida que vem de outras plantas, flores que não são a Camellia sinensis, na verdade são infusões. Mas aqui no Brasil usamos a palavra “chá” para qualquer bebida preparada com ervas, frutas, raízes ou flores. Bebemos várias infusões como a camomila, o hortelã, a erva doce, o hibisco, o boldo… Mas só por conhecimento mesmo é bom saber que todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá.

Quando misturamos diversos chás e infusões em uma só bebida, chamamos de blend. A palavra “blend”, vem do inglês e significa mistura. Ou seja, é uma mistura de diversos tipos de chás ou de infusões (frutas, ervas ou frutas e ervas), ou mistura de chás com frutas, especiarias e flores, que são selecionados para criar uma bebida com aroma, corpo e sabor especial e equilibrado. Cada elemento usado para a combinação é feito com base em estudo. Não só das combinações, mas de medidas. Na hora de elaborar um blend, temos que escolher para criar um chá uniforme, para que tenha sempre o mesmo aspecto e sabor, cor e aroma e função.

Como escolher seu chá?

Quanto mais natural melhor e mais fácil será de obter seus benefícios e sabor verdadeiro. Os chás industrializados possuem aromatizantes, conservantes e baixo número de polifenóis, que são os antioxidantes que fazem super bem pra saúde e beleza. Os antioxidantes têm o gosto amargo e por isso, alguns fabricantes de chás industrializados usam menos ervas e mais açúcar ou adoçante para deixar o gostinho mais agradável ao paladar da maioria. Mas sem pânico! Tem muito chá industrializado bom e que são uma mão na roda na correria do dia a dia e você pode alternar na sua rotina com os naturais (eu faço isso).

Como saber se um chá é natural ou se é modificado? Simples! Os chás processados são aqueles que vêm em saquinhos, garrafas e latinhas. Os naturais são os chás preparados diretamente de ervas naturais, com água fervente e sem açúcar. O chá natural preparado e consumido o mais rápido possível (não é bom deixar de um dia para o outro, já que as substâncias vão perdendo o seu poder), possui maior atividade antioxidante do que o chá que vem pronto em saquinhos. A melhor maneira para seu corpo e para seus objetivos (seja melhorar uma dor de cabeça ou acelerar o metabolismo) é sempre que possível fazer com ervas e folhas naturais, usando água e não adoçando com açúcares.

Como preparar seu chá?

Você pode preparar o seu chá por infusão, por decocção ou por maceração. A Infusão é a forma mais conhecida, normalmente usada para  frutos, flores e folhas. É só separar as ervas, aquecer a água até começar a levantar fervura e depois colocar as ervas. Aí é só tampar o recipiente e deixar em infusão de 5 a 10 minutos (mas isso também depende das ervas usadas! No caso do chá verde, a infusão deve ser de 1 a 2 minutos para não ficar muito amargo), depois é só coar e servir.

A decocção é mais indicada para cascas, raízes, sementes e frutos secos. Nesse processo, você leva ao fogo a água junto com as ervas. Quando começar a ferver, deixe em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar em repouso por alguns minutos, coe e sirva.

A Maceração é o processo mais incrível, mas também demorado e trabalhoso. Você separa a quantidade de ervas e em um pote e amaça bem. Adiciona a água e deixa em maceração que dura no mínimo 12 horas, mas geralmente as pessoas fazem por 24 horas. Confesso que nunca fiz e sei pouco sobre isso, mas se quiser mais informações no site (que adoro) Chá Benefícios tem post.

Por que tomar chás?

Os chás nos ajudam em diversos momentos do dia e necessidades do nosso corpo. De manhã por exemplo é ideal tomar chás energéticos, ótimos substitutos para o café. Depois do almoço, os digestivos, durante a tarde, os que ajudam o metabolismo e no jantar, os calmantes que te ajudam a ter uma noite de sono melhor.Você também pode escolher o seu chá com objetivos específicos: Diminuir a retenção de líquidos, melhorar infecções urinárias, se curar da gripe, diminuir a ansiedade, melhorar a insônia, curar uma infecção, melhorar a TPM, aumentar a fertilidade e até auxiliar o controle da diabetes. Uma infinidade de chás, com uma infinidade de benefícios para o corpo, mas acredite: também para a nossa energia. Eu como mística, não poderia deixar de falar um pouco sobre esse lado mágico dos chás.

O hábito de tomar chá pode ser incorporado na rotina de meditação ou oração o que ajuda e muito a conexão com o momento, como parte do ritual. Se você estudar mais sobre as ervas e as flores, vai perceber que todas elas se conectam não só com nosso corpo, mas com a nossa alma. O hibisco por exemplo é muito conhecido por baixar o colesterol, ajudar no processo de emagrecimento e por ser antidepressivo, mas também tem importância similar à flor de lótus em cerimônias sagradas, ajudando a purificar o coração, a mente e a alma. Como uma flor ligada ao amor, à Deusa Vênus e a libido, é uma planta que traz o equilíbrio para as relações e trabalha a nossa autoestima. Não é demais pensar nessas ervas, plantas e flores como ferramentas que podem te ajudar fisicamente, espiritualmente e mentalmente?

Posso fazer mais coisas com as ervas além de tomar?

Pode e deve! Por isso é muito legal comprar sempre que possível natural, sem processo químico no desenvolvimento, somente as ervas lavadas e secas. Você pode tomar banhos energéticos com as ervas, fazer patuás para colocar no seu travesseiro por exemplo, trabalhando a aromaterapia e até banhos de assento. Por exemplo o banho de assento de chá de camomila é muito bom para o tratamento de candidíase.

Quais meus chás favoritos?

Por último e não menos importante resolvi colocar aqui aqueles 4 chás que sempre que apareço bebendo no stories vocês me perguntam qual é. São eles:

♥ Chá de autoestima

Não é só porque eu criei esse blend não, mas esse chá é uma delícia gelado ou quente. Eu elaborei essa mistura pensando nos benefícios do chá para o corpo, para mente e para o espírito, por isso vou falar de todas essas questões para explicar a fórmula e como ele é feito.

O Chá de autoestima é todo natural. Não tem nenhum processo químico no desenvolvimento, são as ervas lavadas, secas e misturadas com uma mentalização focada em amor próprio. Depois as ervas são colocadas em energização com cristais que trabalham questões da autoestima. O chá não passa por nenhum processo químico. Não é torrado, moído, você recebe da forma mais natural possível e pode, além de beber, fazer banhos e patuás.

A mistura tem Hibisco que aumenta o amor próprio e nossa relação com o  poder feminino original, a força de vênus. A planta traz o equilíbrio para as relações, evitando amores doentios e exagerados e trabalha o amor próprio. Hibisco é rico em antioxidantes, tem ação diurética, reduz o inchaço, melhora o funcionamento intestinal e controla o colesterol. Também ajuda a baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado.

A rosa vermelha é rica em polifenol, o que previne o envelhecimento precoce e ainda mantém pele e cabelos saudáveis. Está ligada a força e sedução da mulher e ajuda no processo de empoderamento, trabalhando as inseguranças emocionais e mentais. O chá de rosas vermelhas também diminui cólicas menstruais e melhora a circulação e possui propriedades adstringentes, antissépticas, antialérgicas e antidepressivas.

A Camomila nos ajuda a sermos mais otimistas e elimina o estresse, trabalhando o processo de curas emocionais. Suas flores secas são ricas em flavonoides, substância que acalma os nervos e os músculos, ajuda no tratamento de feridas e inflamações, acalma e remove as impurezas da pele. Para fechar esse blend divino, temos a Canela, que melhora nosso poder de comunicação e de expressão pessoal, nos ajudando no bom e velho, “não engolir sapo”, aumenta a concentração e nosso foco e tem efeito termogênico. O Cravo ajuda no bom funcionamento da tireoide, é rico em vitaminas que melhoram o ânimo, além de atrair boas energias.

Não é por nada não, mas acho que fiz um chá MUITO do gostoso e do completo! Se você quer o seu, vai lá na nossa loja virtual.

♥ Thermojetics

Toda vez que falo no stories que tô bebendo o “desincha tudo” um monte de menina me manda mensagem: “Que chá é esse??” Ele é industrializado, mas de fato, vejo os benefícios. O gosto não agrada todo mundo já que a base é o chá verde, que é amargo, mas eu particularmente gosto. O bom é que dá pra carregar sempre comigo, faço a mistura com água em todo lugar: restaurante, carro, na fila de espera… uso mais pela praticidade. O nome é Thermojetics, chá de ervas aromáticas da Herbalife que é formado por cinco ervas diferentes que são: chá verde, chá preto, malva, hibisco e cardamomo. Eu gosto de tomar o tradicional gelado, e o de canela quente.

Você também pode comprar as ervas em lojas que vendem chás e fazer sua versão natural em casa (já fiz!) Só cuidado na montagem da mistura! Um blend correto tem que ser equilibrado. Não só das combinações, mas de medidas. Na hora de elaborar um, temos que criar um chá uniforme para que tenha sempre o mesmo aspecto, sabor, cor, aroma, propriedades e funções.

♥ Chá de alecrim

O chá de alecrim ainda não é muito famoso, mas sem dúvidas é um dos meus prediletos porque possui uma quantidade de benefícios para nosso corpo. Comecei a tomar no período que estava doente com um caso sério de infecção por bactéria, já que o chá de alecrim é antibactericida. Os fitoquímicos do alecrim tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Isso significa que tomar o chá é uma maneira eficaz e natural de melhorar as defesas do nosso organismo.

Os antioxidantes da planta formam uma espécie de escudo de imunidade. Assim, caso alguma coisa consiga passar desapercebida pelas nossas células de defesa, os fitoquímicos do alecrim, ajudam no bloqueio. O alecrim também é ótimo para a  saúde dos dentes, algo que não é muito comum entre as plantas.

Para melhorar ainda mais, o alecrim é super fácil de ser plantado ou encontrado e o chá é uma delícia!

♥ Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira me ajuda demais nos dias que estou muito ansiosa. Ele trabalha justamente o nervosismo, agitação e os distúrbios do sono. Ajuda nas palpitações (tão comum em quem tem ansiedade) porque possui propriedades tranquilizantes que ajudam a diminuir a taquicardia e até alguns sintomas de depressão. É um ótimo remédio natural para dores de cabeça já que as propriedades medicinais da erva cidreira funcionam como analgésicos, aliviando a dor. Dizem que também é ótima para outras dores chatas, como a dor de dente, quando associada a folhas de hortelã.

Gostou e quer saber mais? No nosso pinterest eu tenho uma pasta especial sobre chás. Eu amei compartilhar com vocês um pouco mais dessa minha paixão. Espero que vocês tenham gostado e coloquem mais chá na vida de vocês. Tenho certeza que sentirão os benefícios não só para o corpo, mas também pra alma.

— ♥ —

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.