fbpx

O feedback negativo no trabalho, geralmente, nos pega de surpresa. Acreditamos que está indo tudo bem, que a gente tá seguindo no caminho certo, até que ele chega! E inicialmente, não o vemos com bons olhos. 

Nesse momento, surge um misto de sentimentos, como raiva, tristeza, a cobrança em si de que deveria ter se esforçado mais, feito melhor. Ou aquele sentimento de ter sido injustiçada. Mas o que poucas sabem é que há uma vantagem oculta em toda essa situação.

Só que antes de começarmos a falar sobre, é importante ressaltar que existe uma total diferença entre feedback negativo e a crítica. A crítica vem para nos paralisar, e o feedback, para nos fazer saltar o limite que estabelecemos ser até ali.

Críticas e feedback negativo no trabalho

 

Como dito, um dos primeiros sentimentos que tendemos a sentir é a raiva, porque achamos que está indo tudo bem, que já sabemos como funciona o processo, e esse é o nosso jeito. Mas pense por esse lado: O feedback negativo nos tira da nossa zona de conforto. Ele nos impulsiona, estimula a ir além do que já fomos até ali. O feedback negativo, quando visto sob uma ótica positiva, nos ajuda no nosso processo de melhoramento profissional e pessoal.

Portanto, se algum cliente, fornecedor, líder, parceiro (a), e claro, se são pessoas que realmente nos conhecem, nos acendem aquela luzinha de que precisamos melhorar em algo, então essa luz precisa brilhar aqui dentro e precisamos buscar estratégias pra mantê-la acesa. 

Quando alguém conhece o nosso potencial, e mais uma vez ressalto, é alguém no qual mantemos uma parceria verdadeira, e nos diz que algo precisa ser melhorado, ou até mesmo precisa ser mudado, então com certeza, essa pessoa está demonstrando amor, de outra forma. Porque ela está nos ajudando a ir além. Ela está nos ajudando com o nosso crescimento pessoal/profissional.

Se alguém só te elogia, quando que, nesse contexto de constantes elogios, você irá atingir seu potencial máximo? Irá avançar? Irá sair da sua zona de conforto e descobrir o quanto você é capaz de ir muito mais além? Quando que você irá aprender algo novo, avançar em algo que até então, você achava que só iria até ali?

Eu concordo que realmente no primeiro momento ouvir um feedback negativo não soa nada bem, mas quando os sentimentos de raiva e tristeza passam, podemos enxergar uma vantagem oculta ali, de ir muito mais além do que aqueles que nunca tiveram essa oportunidade, ou que são iludidos apenas com elogios. 

Existem 5 estágios que o enlutado, e até mesmo a pessoa que perde o emprego, passa. E nesse contexto, eu acredito que algumas pessoas passam por 4 desses estágios: negação, raiva, tristeza e aceitação. É muito improvável que você consiga pular para o último sem trabalhar os outros. E eles vão ter muito impacto no que você faz.

O último deles é a chave para conseguir identificar uma vantagem nessa situação. Quando você começa a aceitar e muda a sua percepção, isso funcionará como um impulso para o seu desenvolvimento.

Se você já recebeu um feedback negativo e ainda não chegou na fase da aceitação, eu estou te mostrando que há uma luz no fim do túnel. Ou uma escada pra você subir e ir muito mais além.

— ♥ —

Por Marta Barradas:

marta barradas psicologa falando sobre Críticas e feedback negativo no trabalho

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.