fbpx

leituras-julho-gws

Mais um mês desta tag maravilhosa que me faz ler mais do que eu normalmente conseguiria. Tomara que esteja sendo assim pra vocês também!

Antes de mais nada queria avisar que começamos o Clube do Livro GWS. Tô MUITO animada pra ler com vocês e para quebrar meu recorde de 3 livros a cada mês! hahaha #aloca Você pode saber tudo sobre o clube neste link. Ah, e me digam: o que acham de criarmos um grupo no Facebook ou Goodreads para a gente ir trocando ideia ao longo da leitura? Me dêem a opinião de vocês nos comentários!

Agora vamos ao meu mês de julho e as minhas escolhas mais românticas/fofas. Gostei de todos, cada um de um jeito diferente.

belle-epoque-verus-gws

Belle Epoque, Elizabeth Ross – ★★★★

Que grata surpresa! Uma amiga querida me falou deste livro e de como lembrou da #TerçaSemMake e do GWS quando ela leu. Fiquei muito curiosa, até que ela me deu de presente (obrigada Tita!) e eu li num supetão!

A premissa é sensacional: Maude é uma jovem que foge da modesta casa que vivia com o pai na Bretanha e vai pra Paris. Ela quer viver coisas novas, descobrir o que gosta de fazer, procurar oportunidades. Eis que suas economias acabam e ela vê um anúncio no jornal da Agência Durandeau, que busca garotas pouco atraentes ou sem graça para um serviço singular: acompanhar as damas da sociedade e pela regra da comparação, fazê-las parecer mais bonitas.

A história se passa no final de 1880, uma época em que Paris era uma cidade borbulhando e a boemia estava no auge. Este pano de fundo e a narrativa da autora trazem  uma pegada maravilhosa pro livro, te dá a sensação de estar vivendo esta época junto com a Maude. Traz até um sentimento de nostalgia não vivida, meio como no filme “Meia Noite em Paris”. Bem legal.

Além disso, tem todas as questões que envolvem o machismo daquele século, a relação de dependência que as mulheres eram colocadas por um bom casamento, a falta de ética que chega ao ponto de se criar a profissão de acompanhante por uma suposta feiúra. Bizarro, mas o pior é que é super relacionável aos nossos tempos atuais. Parece que consigo enxergar as pessoas fazendo isso em pleno 2014.

Só não dei 5 estrelas por que em alguns momentos senti que a Maude teve mudanças de comportamento que seriam super normais pela situação que ela passava, mas foram muito jogadas no meio da história. Sem uma construção do sentimento que vai crescendo aos poucos e tomando conta da pessoa sabe?

Não posso ser mais clara, pra não dar spoilers! Mas recomendo que leiam! É demais!

this-star-wont-go-out-gws

star-wont-go-out-interior

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar, Esther Earl – ★★★

Fiquei com os olhos marejados, obviamente. Tudo que envolve câncer e crianças faz isso com a gente.

Pra quem não sabe, este é o livro que conta a trajetória da Esther, uma garota muito especial que espalhou o amor por esta internê. Ela morreu com 16 anos, vítima de um câncer na tireóide. Foi inspirado nela, que o John Green escreveu “A Culpa é das Estrrelas” (mas não se confunda, o livro não é sobre ela). Aliás, Esther se tornou super amiga do John e muito do que a gente vê dos projetos legais que ela se envolveu pra ajudar outras pessoas, veio também do amor e amizade que ela tinha com os nerdfighters ao redor do mundo.

Mas pra entender direitinho tudo sobre ela você tem que ler o livro. Ele é justamente uma coletânea de fotos, desenhos, cartas, mensagens e páginas do diário desta garota e sua vida de adolescente com anseios normais da idade e um câncer pra combater. Ela era muito engraçada, espirituosa e madura.

Dei só 3 estrelas por que achei alguns momentos repetitivos, principalmente os textos dos pais dela. Em algumas páginas me senti entediada, achei que poderia ter sido bem mais curtinho e focado no quanto ela fez pelas pessoas, se doou e viveu 16 anos com mais humanidade que muita gente que morre aos 90.

Eu li a versão em inglês (preciso desenferrujar), mas tem em português em tudo quanto é livraria. E ah! O prefácio é do John Green. =)

agua-para-elefantes-gws

Água para Elefantes, Sara Gruen – ★★★★★

Amei este livro! Tinha ele há muito tempo em casa, mas não tinha dado a devida atenção. Me inspirei, li e vi o filme. Tudo seguido pra não perder o ritmo.

A história é de um cara de 23 anos, o Jacob, que era estudante de veterinária, amava os animais e quando seus pais morrem num acidente de carro ele se vê perdido sem ter como se sustentar. Por isso, larga a faculdade e acaba caindo no caminho do “Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra”.

Contratado para cuidar dos animais, Jacob descobre a crueldade do Tio Al, o dono do circo, e o sofrimento do amor que ele sente por Marlena, a moça linda e estrela do número dos cavalos, e que, infelizmente, também é esposa de August, o domador dos animais do circo, que tem uma personalidade meio dúbia.

Mas o mais lindo ainda disso tudo é a amizade verdadeira que eles (Jacob e Marlena) tem com Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Nossa, gente, como não se envolver com uma história que mostra o amor verdadeiro que a gente pode ter com os animais? Em muitos momentos tive vontade de chorar, fiquei com um nó na garganta, muitas emoções. Gosto quando o livro provoca estas coisas a flor da pele, sabem?

A narrativa flui muito bem e aqui vale um disclaimer: não é o romance do século, nem um clássico da literatura, mas pra mim, o importante é ser cativante e com uma escrita agregadora.

Ah! Claro que o livro é melhor que o filme. A riqueza de detalhes e o envolvimento com a história nem se compara. Mas assistir depois de ler vale muito a pena.

 

Agora me contem, vocês já leram algum destes? O que acharam? E quais foram os livros que vocês leram este mês? Vamos trocar ideias nos comentários!

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Carol_11

Veja também

Copyright © 2022 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados. CNPJ: 97.541.406/0001-13