fbpx

Uma das maiores questões da vida moderna é a administração do tempo. Como organizar as tarefas para ter mais tempo? Mulheres modernas que somos, temos que cuidar dos estudos e/ou do trabalho, dar atenção pro ser amado, manejar as tensões familiares e ainda arrumar um tempinho para nós mesmas. A coisa é tão complicada que nem sempre conseguimos dar conta de tudo e aí vem aquela sensação horrorosa de não ser dona da própria vida…

 

“Para cada minuto gasto em organização, uma hora é ganha.” – Anônimo.

 

Quando eu fazia parte da empresa junior da faculdade estava vivendo esse pesadelo contemporâneo e fui “convidada” a aprender sobre administração de tempo. No começo fiquei com um pouco de raiva do “convite”, mas hoje reconheço que me ajudou demais.

Como imagino que muitas de vocês possam estar experimentando dificuldades em ter “só” 24 horas por dia, seguem algumas dicas que me ajudaram muito a equilibrar a vida pessoal e estudantil. Espero que sejam úteis!

Liste todas as suas atividades, indicando o prazo que tem para completá-las (se houver), tempo de realização e nível de prioridade. Exemplo: (1) Estudar para a prova de física. Prazo: 17/04. Tempo necessário de estudo: 8 horas. Prioridade: Alta.

Volte ao item anterior e inclua no que você já descreveu até aquelas coisas que você não considera atividades nem tarefas, como o tempo que você quer dedicar ao macho ou fêmea e os minutinhos de ócio diário para salvaguardar a saúde mental.

Parece coisa de obsessivo, mas guardar horas no dia pra fazer o que você gosta é absolutamente essencial – se não fizer isso, você corre o risco de deixar o descanso e o lazer de lado pra dar conta do trabalho ou do estudo, se desgastar e ainda chatear as pessoas que gostam de estar com você. Exemplo: (2) Assistir Gossip Girl. Prazo: Próxima quarta às 21hs. Tempo: 1 hora/semana. Prioridade: Alta.

♥ Volte mais uma vez ao primeiro item e seja um pouco menos severa consigo mesma. Se você não consegue estudar por duas horas initerruptas sem surtar, não é porque programou que vai conseguir. Respeite seus limites e adicione minutos de intervalo quando achar que precisa deles. (1) Estudar para a prova de física. Prazo: 30/03. Tempo necessário de estudo: 10 horas (8 horas + 30 minutos de intervalo a cada 2 horas). Prioridade: Alta. (2) Assistir Gossip Girl. Prazo: Próxima quarta às 21hs. Tempo: 1 hora/semana. Prioridade: Alta.

Organize suas atividades em calendários ou agendas de acordo com a sua preferência. Eu, pessoalmente, sempre mantenho um calendário mensal em que anoto atividades extraordinárias como entregas de trabalho, idas ao médico e aniversários, e um semanal onde distribuo minhas tarefas por horário. Sou bizarra e sempre faço esse planejamento semanal na última folha do caderno da vez – quando a semana acaba, arranco a folha e começo outro.

♥ Revise seu planejamento. Não deu pra cumprir tudo o que havia se proposto hoje? Então trate de remanejar as atividades do resto da semana levando esse trabalho extra em consideração.

♥ Você também pode utilizar o método da tríade do tempo, que considera que o tempo pode ser dividido em três esferas: importância, urgência e circunstancial.

Parece complicado, mas garanto que é muito recompensador ficar livre daquele feeling de fim de mundo e sentir que está dando conta da própria vida. A cada semana, você vai aprendendo mais sobre os próprios limites e hábitos e a programação se torna cada vez mais eficiente. Além de tudo, ter ideia de quanto tempo você tem livre também ajuda na hora de dizer “não” quando alguém te pede um daqueles favores infelizes… Não acredita? Experimenta e me conta.

 

assinatura-Helena

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.