fbpx

Quais são os pontos mais importantes para construirmos uma carreira autêntica e mais feliz? A mentora de marcas e carreiras Ly Takai compartilhou três pontos para refletirmos sobre carreira e realização profissional:

1) Construção de carreira é uma trajetória não linear:

Muitas vezes importa mais o caminho percorrido durante o processo do que necessariamente o ponto final onde se deseja chegar, celebre sua história e aproveite a jornada! mapeie habilidades, expertises e até soft skills, entenda o que você faz de significativo. Essa é uma estratégia inteligente para se diferenciar em meio a tantos ruídos numa sociedade de consumo hiperconectada.

Perceba sua potência! Aproprie-se do seu discurso e se autorize a dizê-lo, é preciso segurança e confiança para dominar suas narrativas compreendendo que você é a mais importante porta voz de suas motivações. Nenhuma carreira será construída com passos alheios, por isso acolher a não linearidade de nossas jornadas é importante.

Quando compreendemos a potência do que nos faz únicas e traduzimos toda essa autenticidade em nossos projetos e marcas é que resultados são colhidos e não há fórmula mágica ou receita de bolo, apenas a necessidade de não nos distanciarmos da nossa realidade e do motivo pelo qual demos o primeiro passo.

realização profissional2) Autoestima e criatividade:

Criatividade é experimentação, portanto não abra mão de fazer testes, criar sem pretensão e desenvolver-se sem julgamentos e auto cobranças para que o amadurecimento criativo aconteça! Quanto mais referências, maior será o repertório e assim a criatividade ganha fluidez.

Não se restrinja ao digital e nem seja literal, busque inspirações em lugares diversos e olhe para o cotidiano com sensibilidade! Às vezes vai dar errado e tudo bem. Boas ideias podem nascer de momentos onde achamos que tudo está perdido, por isso avalie o que deu errado, lapide caso seja necessário e recomece outra vez.

Construir carreira em áreas criativas pode ser desafiador quando há cobranças e julgamentos envolvidos, porém quando compreendemos que criar é sobre experimentação lidamos melhor com os desafios, com as falhas e entendemos que nosso valor não está atrelado aos erros que sim, existirão! O mais importante durante o percurso é se abrir para as inúmeras possibilidades que se revelam a partir do inesperado e claro, se divertir já que tudo é definitivo até mudar novamente.

3) Ressignificando o sucesso:

Questione e ressignifique o que é sucesso ou “chegar lá”, onde quer que seja esse lá. Sua jornada e anseios não podem e nem devem ser projetados no outro, o caminho que você precisa percorrer não será feito com passos alheios. mantenha-se atualizada sobre sua área e os movimentos do mercado definindo seus limites e principalmente o que está disposta a negociar com você mesma para alcançar suas metas de maneira saudável.

Ainda que a internet nos traga a sensação de aceleração toda carreira precisa de paciência e resiliência. Alinhe as expectativas e se disponha a trilhar uma jornada sólida, consistente e que carece de tempo para trazer resultados desejados.

Autorresponsabilidade é importante para filtrarmos todos os estímulos que a internet potencializa. Sabemos que quando se trata de carreira e criatividade, parece não haver lugar para o fracasso ou insucesso nos feeds que acompanhamos, mas vale lembrar que esse espaço é um recorte das nossas vidas.

É imprescindível ressignificarmos o que é sucesso e nos mantermos focadas no caminho para trilharmos uma jornada sólida e consistente sem projetarmos nossas existências nas outras.

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.