fbpx

Você tem a sensação que não tem tempo pra nada? Já ouviu falar em “Tríade do tempo”? Atualmente ela é uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para medir a produtividade. Trata-se de uma metodologia inovadora de planejamento pessoal que ajuda o indivíduo a organizar sua vida e, dessa forma, se tornar mais produtivo e ter uma vida mais equilibrada.

tríade do tempo

O gerenciamento do tempo é fundamental para alcançar o sucesso e também uma ferramenta de autocuidado. Para isso, a metodologia da tríade do tempo considera que o tempo pode ser dividido em três esferas: importância, urgência e circunstancial. Abaixo eu explico um pouco sobre cada uma delas:

Esfera da Importância

Diz respeito às atividades que você faz e que são relevantes em sua vida e trazem resultados em curto, médio ou longo prazo. Em geral, as coisas importantes têm prazos de execução, porém nunca são urgentes. As atividades importantes proporcionam prazer ao serem executadas, sendo que a maioria delas é espontânea.

Esfera da Urgência

Esta esfera abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto ou se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora e que não podem ser previstas. Em geral, acabam trazendo pressão e estresse.

Esfera Circunstancial

Diz respeito às atividades desnecessárias, excessivas ou sem resultados. São os gastos inúteis de tempo, como as horas a mais na cama e demais atividades feitas por comodidade.

A tríade do tempo também é um indicador gráfico de como está sua produtividade pessoal. Uma tríade próxima da ideal deve apresentar resultado próximo de:

  • Esfera da Importância: 70%
  • Esfera da Urgência: 20%
  • Esfera Circunstancial: 10%

As mulheres têm um volume muito maior de urgências diárias do que os homens. São necessidades, perfis, papéis diferentes e por isso devem ser tratadas de forma diferente (não totalmente diferente, mas com estratégias diferentes).

 Separei algumas dicas simples e práticas, que podem nos ajudar as a cuidarmos melhor de seu tempo:

1 – Entenda suas urgências para evitá-las

Como nós temos mais urgências diárias, é preciso que utilizemos esse índice ao nosso favor, para diminuí-lo. Entenda o porquê a urgência aconteceu. Entenda o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir em muito o seu tempo apagando incêndios.

2 – Delegue tarefas aos seus familiares

Você tem pessoas que moram com você? E que também são responsáveis pela casa e seus problemas? Estipule regras e responsabilidades claras. Quando algo acontecer, não se sinta culpada por tudo. Delegue para as outras pessoas também.

3 – Decida sua roupa na noite anterior

A manhã, logo depois de acordar, é um período de baixa produtividade para muitas mulheres. Se esse for seu caso, deixe a toda sua roupa do dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior. Isso irá poupar um bom tempo na sua manhã. Você também pode expandir essas ações deixando pronto seu café da manhã, sua pasta, seus documentos, etc.

4 – Utilize um sistema de Pastas

Não guarde seus documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Imóvel, Faculdade, etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre terá facilmente a mão tudo que precisar.

5 – Transforme sua família e equipe em aliados da produtividade

Uma boa dica é organizar antecipadamente as tarefas da semana com a família e membros da equipe de trabalho. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia, estimule todos a “tickarem” o quadro quando algo for concluído.

6 – Organize seus acessórios

E que tal comprar uma pequena caixa com divisões para seus acessórios? Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas, etc. Faça o mesmo procedimento para sua maquiagem. Na hora de se arrumar a organização vai facilitar localizar seus itens e economizar algum tempo. A mesma dica é válida para roupas. Já pensou em tirar o domingo para compor looks e já deixá-los pré montados para semana?

Lembra que lá no início eu citei um percentual ideal sobre a tríade do tempo? Então, segue ai um link pra te ajudar a descobrir como anda o seu gerenciamento de tempo. É um teste rápido e gratuito que nos proporciona um belo raio-x do nosso tempo (ou a falta dele) TesteTriade.

E aí? Você conseguiu ter tempo de ler esse texto?

— ♥ —

Por: Marta Barradas

marta barradas psicologa falando sobre Críticas e feedback negativo no trabalho

Veja também

Copyright © 2021 Chá de Autoestima. Todos os direitos reservados.